Soda cáustica: o que é e para que serve?

10/03/2021 10 Por biovalle
Soda cáustica: o que é e para que serve?

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é uma substância alcalina originada a partir da eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl).

A soda cáustica é um produto químico altamente tóxico e corrosivo, sendo que é muito perigoso aos animais e humanos, pois em contato com a pele pode provocar queimaduras severas e danos graves aos olhos.

Cuidados ao manusear

É necessário muito cuidado ao manusear soda. Abaixo listamos os equipamentos de proteção necessários, de acordo com diversas FISPQ’s (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) de fabricantes.

  • Proteção dos olhos/rosto: é obrigatório o uso de óculos de segurança ou protetor facial.
  • Proteção da pele e do corpo: avental, calça e sapatos/botas (recomenda-se borracha ou em PVC).
  • Proteção das mãos: luvas impermeáveis resistentes ao produto, como botas (recomenda-se borracha ou em PVC). As luvas devem ser inspecionadas antes da utilização.
  • Proteção respiratória: sob condições normais, não há necessidade. Porém, em situações especiais, usar máscara (semi-facial) com filtro contra poeiras, máscara facial inteira com linha de ar ou ainda conjunto autônomo de ar respirável.
  • Perigos térmicos: usar a proteção pessoal no manuseio da substância aquecida e seguir os procedimentos de trabalho e de pausas nos trabalhos em ambientes quentes.

Em hipótese alguma as crianças devem ter acesso a esse composto.

Além dos problemas já citados, a inalação, ingestão ou contato com a pele, pode causar: problemas gastrointestinais (se ingerido); irritações e queimaduras (em contato com a pele); irritações e morte (se inalado).

Você sabia? A soda cáustica deve ser guardada em embalagens de plástico, pois ela reage com o SiO2 (dióxido de silício) presente no vidro.

Para que serve?

A soda cáustica é muito usada para:

  • Limpeza em geral
  • Remoção dos ácidos graxos
  • Desobstrução de canos
  • Desentupimentos em geral
  • Neutralização de poluição
  • Entre outros

Erroneamente a soda é utilizada para o desentupimento das tubulações residenciais. Mas qual o problema?

O que acontece é que a soda solubiliza a gordura da tubulação, recuperando partes da tubulação no curto prazo, no entanto, ela acaba aderindo na parede do tubo, e conforme a gordura for misturada, ela acaba sofrendo solidificação.

É só lembrarmos de como eram feitos sabão em barra: mistura de óleo de cozinha (gordura) e soda cáustica. O efeito é o mesmo: após secar, vira uma “pedra”.

Desvantagens da utilização da soda cáustica

Há diversas desvantagens e problemas na utilização da soda cáustica para desentupir. Dentre eles, podemos destacar:

  • Altamente nocivo às pessoas, como explicado anteriormente, podendo ser fatal
  • Comprometimento da tubulação, pois a soda pode corroer as tubulações, causando um problema ainda mais grave prejudicando a infraestrutura do imóvel
  • Camuflar problemas de entupimento, que podem ter uma gravidade muito maior

Como desentupir a rede de esgoto sem utilizar soda?

A forma mais segura é a prevenção: saber como não deixar entupir a rede de esgoto. Não há necessidade de utilizar um produto químico perigoso, sendo que há soluções mais simples e seguras: através da biotecnologia.

Assim, a forma mais eficaz para reduzir a quantidade de manutenções físicas é através da utilização de Hiperbac Residencial, um produto da Biovalle Group, capaz de degradar as matérias orgânicas acumuladas de toda a rede de esgoto (limpa a tubulação e a fossa).

As bactérias presentes no produto irão degradar esses materiais presentes no esgoto, dificultando a formação de incrustações e, consequentemente, reduzindo a frequência de limpeza!

Com o Hiperbac Residencial, além de diminuir a frequência de manutenções físicas, ele elimina o mau cheiro e prolonga a vida útil da sua tubulação!