O que é e para que serve a caixa de gordura?

17/02/2021 2 Por biovalle
O que é e para que serve a caixa de gordura?

Uma caixa de gordura é um dispositivo que retém a gordura, presentes nos alimentos, que poderiam obstruir as tubulações em uma instalação hidrossanitária. Assim, ela garante a integridade e bom funcionamento de toda a tubulação, não apenas da cozinha.

Fonte: Folha de S. Paulo

Em que locais a caixa de gordura deve estar instalada?

Ela deve estar presente em qualquer tipo de edificação em que há pias que manipulam alimentos ou outros produtos gordurosos. Geralmente ela já é encontrada em todos os estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais.

Material de fabricação

A caixa de gordura geralmente é feita de alvenaria com revestimento argamassado ou pré-fabricada em PVC.

Fonte: Tigre

Dimensionamento da caixa de gordura

As dimensões da sua caixa de gordura devem ser feitas por um engenheiro de acordo com a necessidade de uso da cozinha.

De forma geral, para as residências unifamiliares com uma cozinha é recomendada a utilização da caixa de gordura de 18 litros pré-fabricada em PVC.

Como limpar

Se você não utiliza Hiperbac Residencial, será necessário limpar de forma recorrente a gordura, que ficará flutuando na caixa de gordura.

Assim, para fazer a limpeza, deve-se remover a tampa de acabamento e remover o cesto que contém a gordura, despejando em um saco de lixo. Para as caixas de gordura que não possuem cesto, deve ser retirada toda a gordura que estiver flutuando (geralmente já solidificada).

Recomendamos assistir um vídeo produzido pela Tigre, em que é demonstrado como é feita a limpeza da caixa de gordura pré-fabricada em PVC:

Como diminuir a frequência de limpeza manual

A forma mais simples e prática de diminuir a frequência de limpeza é através da utilização de Hiperbac Residencial, pois as bactérias presentes no produto irão degradar essa gordura, dificultando a formação de placas de gordura e, consequentemente, reduzindo a frequência de limpeza!