Quais são as principais causas de entupimento de esgoto residencial?

09/02/2021 2 Por biovalle
Quais são as principais causas de entupimento de esgoto residencial?

Dentre as diversas causas de entupimento do esgoto residencial, podemos destacar: Sistema de esgotamento inadequado; Soda cáustica; Gorduras e restos de alimentos; Cabelo, pelo e barba; Fio dental; Papel higiênico; Objetos.

Saiba mais lendo o artigo completo abaixo.


Sistema de esgotamento inadequado

Um sistema de esgoto mal projetado e/ou executado de forma incorreta, é capaz de causar transtornos enormes para os usuários!
Seja por tubulações subdimensionadas, ligações incorretas, inclinações inadequadas, entre outros, é a situação mais difícil de ser corrigida, pois geralmente são necessárias intervenções físicas nas tubulações.
Por isso, antes de construir, contrate um engenheiro para projetar e acompanhar a sua obra!

Soda cáustica

Exatamente! A soda cáustica, que é vendida como solução para desentupimento é um dos grandes vilões do entupimento!
O que acontece é que a soda solubiliza a gordura da tubulação, recuperando partes da tubulação no curto prazo, no entanto, ela acaba aderindo na parede do tubo, e conforme a gordura for misturada, ela acaba sofrendo solidificação.
É só lembrarmos de como eram feitos sabão em barra: mistura de óleo de cozinha (gordura) e soda cáustica. O efeito é o mesmo: após secar, vira uma “pedra”.

Gorduras e restos de alimentos

Geralmente acontece na pia da cozinha, pois há acúmulo destes materiais na tubulação que, sem tratamento, tendem a obstruir a tubulação no decorrer do tempo. Para isso não acontecer nós utilizamos Hiperbac Residencial.

Cabelo, pelo e barba

Na pia e ralo do banheiro geralmente os principais vilões são: cabelo, pelo e barba.
Isso acontece porque as moléculas de cabelo, pelo e barba, são constituídas, basicamente, de queratina, uma proteína muito dura, sendo que para a sua quebra é necessário um tempo muito maior, mesmo utilizando o Hiperbac Residencial.
Há acúmulo desses materiais ao longo do tempo, sendo necessária manutenção de forma física, evitando que ocorra o entupimento total do ralo ou sifão.

Fio dental

Descartar o fio dental na pia do banheiro é um grande problema pois ele também causa o entupimento da tubulação. Da mesma forma que o cabelo, ele não é facilmente biodegradável e, sendo assim, esse hábito pode causar transtornos para o usuário.

Papel higiênico

O papel higiênico, eventualmente jogado no vaso sanitário, passa a impressão de dissolver na água, mas ele não dissolve! A verdade pura é que o sistema de esgoto brasileiro e nem o vaso sanitário estão preparados para receber esse tipo de material.
O entupimento é causado porque geralmente o papel higiênico fica preso nas mudanças de direção da tubulação da edificação, impossibilitando o fluxo de esgoto ao seu destino final.
Realmente temos no mercado papel higiênico biodegradável e papel higiênico hidrossolúvel, mas mesmo assim, em hipótese alguma é recomendado descartar no vaso, pois até o material dissolver, pode causar entupimentos.

Objetos

Quem nunca deixou cair algum pequeno objeto pelo ralo da pia? Dependendo do tamanho do objeto, ele pode passar pela abertura da grelha do ralo ou da pia, e então ficar preso em algum local da tubulação, impedindo o fluxo de esgoto ao seu destino final.


Comprar online Hiberbac Residencial

Quer parar de ter dor de cabeça com entupimentos?