O que são efluentes?

13/06/2022 0 Por biovalle
O que são efluentes?

A água é um recurso mineral finito e essencial à vida humana. Além disso, o uso da água extrapola o consumo humano e animal, sendo, também, utilizada como insumo em inúmeras atividades sejam industriais, comerciais, agrícolas e até mesmo recreativas.

Tal qual um produto que, após consumido, gera um resíduo, a água, após utilizada, é descartada como um resíduo líquido, denominado efluente.

De modo geral, o efluente pode ser classificado em efluente sanitário (esgoto), gerados a partir do consumo humano, e os efluentes industriais, gerados a partir da manufatura de bens de consumo diversos.

O efluente basicamente é composto por água e agentes poluentes, que podem ser material orgânico, metais pesados, sólidos em geral, óleos e graxas, minerais, nutrientes e microrganismos patogênicos.

Nesse sentido as características qualitativas e quantitativas dos efluentes variam em função do tipo de atividade em que foi gerado, porte do empreendimento e insumos utilizados no processo.

Por se tratar de um recurso escasso, é importante que os efluentes sejam devidamente tratados, garantindo a remoção do material poluidor e de modo que a água retorne à natureza em condições próximas á de sua captação.

É importante dizer que o tratamento de efluentes se faz importante não apenas do ponto de vista ambiental, mas também sanitário, uma vez que a ausência de saneamento é responsável pela transmissão de várias doenças e à diminuição da qualidade de vida das pessoas.